Weight Of Emptiness O METAL Chileno

Weight Of Emptiness O METAL Chileno

Weight Of Emptiness é uma banda de metal chilena que pratica um estilo de mistura
em que pode ser distinguido o metal progressive, death, doom e black metal. 
A banda tem suas origens em 2012, quando os antigos membros da desaparecida banda 
Twilight Mist, Juan Acevedo e Alejandro Bravo nas guitarras e Alejandro
Ruiz no vocal, começaram a fazer as suas primeiras composições.

Na Twilight Mist eles tinham uma carreira de quase 10 anos, inovando em metal progressivo, decidiram continuar o legado, adicionando elementos reais à sua música. Eles estabeleceram a primeira  formação com David Hernández, baixista que simultaneamente faz parte da banda de metal progressivo Morver, e Mauricio Basso na bateria, líder da banda Letargo, tendo cerca de 20 anos de carreira, ambos incorporando uma base rítmica repleta de elementos progressivos, que tornaram o Weight Of Emptiness com um som único e vanguardista reconhecido na cena do metal chileno.

Eles são apresentados pela primeira vez ao vivo no início do ano de 2016, no lançamento do LP "Punto de Partida" da banda Inaction e também participam do lançamento do EP "Neverending" da banda Morver.  A recepção do público e dos media especializados foi amplamente positiva, reconhecendo elementos inovadores na mistura de estilos nas suas composições.

Entre Agosto e Setembro de 2016, eles começaram a gravar suas músicas para o que será o seu álbum de estréia. A bateria é gravada na Alba Road Studios by Eduardo Demangel e permanecem com os outros instrumentos no Home Studio que a banda implementou na cidade de Buin, que eles chamam de The Farm.
Mixagem e masterização foi feita por Richard Iturra, músico e produtor de a banda Egregor.

No final do processo de gravação, David Hernández deixou a banda, então eles recrutaram o baixista do Suffering Dusks, Manuel Villarroel.

Em Outubro de 2016, a banda lançou um álbum promocional chamado "Anfractuous",
que corresponde a um avanço do material gravado pela banda. 100 cópias foram publicadas, que foram distribuídas completamente para a media e produtores no Chile e na Europa, bem  como seguidores da banda em todo o Chile.

Com a formação da nova banda, eles apresentaram-se em Santiago, Valparaiso e San Bernardo, recebendo boas críticas e conseguindo se destacar no ranking de
2016 da media especializada Nación Under

No início de 2017, a banda é convidada a participar do Pulsar 2017 Prêmios na categoria “Melhor Banda de Metal” pelo álbum “Anfractuous“.
Em 4 de março de 2017, de forma independente, a banda lançou o primeiro LP
chamado "Anfractuous Moments For Redemption" num um evento no Bar Oxido com as bandas convidadas Mourners Lament e Decem Maleficivm.

O álbum "Anfractuous Moments For Redemption" é distribuído digitalmente em todo o mundo pela etiqueta britânica Sepulchral Silence através de mais de 14 plataformas digitais, como o iTunes, Spotify, Google Play, Deezer, entre outras. Em formato físico é distribuído para todo o Chile pela própria banda e através de algumas lojas de discos em Puerto Montt, Chillán e Santiago.
O merchandising da banda associada ao álbum também é distribuído.

Como parte do plano de promoção do novo álbum, em maio de 2017, um Vídeo ao vivo é
lançado no Bar Óxido (Outubro de 2016) e em 20 de Outubro de 2017 é lançado o vídeo da música "Behind The Masks".


 


Entre o 27 de Outubro e o 4 de Novembro de 2017 a banda realiza sua primeira turnê internacional em 6 cidades do México. Além dos shows em México, a banda se apresenta em diferentes etapas em todo o Chile em mais de 9 cidades, alcançando um total de 20 apresentações em 2017.

O álbum "Anfractuous Moments For Redemption" é destacado pelo site Humo Negro entre os melhores álbuns chilenos de 2017. Também o álbum é incluído no Ranking "Os 12 Melhores Chilean Metal Records 2017" do ranking webzine The Resistance e no Ranking "Top 320 Álbuns Latinos de 2017 "da webzine Headbangers Latin America. A banda postula para o Pulsar 2018 Awards em três categorias: "Best Metal Band" para o álbum "Anfractuous Moments For Redemption", "Melhor Álbum de Arte" para o mesmo álbum e "Best Videoclip" para "Behind The Masks". Em 16 de março de 2018 a banda lança seu segundo videoclipe da música "The
Silence". Em 22 de março de 2018 o álbum "Anfractuous Moments For Redemption" é reeditado no México em coprodução dos rótulos da Concreto Records e da Sun
Produções do Império. O álbum "Anfractuous Moments For Redenção"é nomeado para Escuchar Prêmios 2018 na categoria Melhor Álbum Metal Extremo.

 

Membros da Banda

Alejandro Bravo
violão
Outra banda: ex Twilight Mist,
ex Mourning Sun, ex Huelén, ex Catalina Creel

vocais
Outros Band: Homicide, Decem Maleficivm,
ex Twilight Mist, ex Perpetuum

Juan Acevedo
violão
Outra banda: ex Twilight Mist,
ex Mourning Sun

Manuel Villarroel
baixo
Outra Banda: ex Suffering Dusks

Mauricio Basso
bateria
Outra banda: Letargo,
ex Dark Age, ex Crisis Extrema, ex Rex Avernus