Then They Flew, Stable as the Earth Stops Spinning

THEN THEY FLEW LANÇAM O SEU PRIMEIRO ÁLBUM

STABLE AS THE EARTH STOPS SPINNING

Os THEN THEY FLEW lançam o seu primeiro registo oficial, "STABLE AS THE EARTH STOPS SPINNING", gravado e produzido no Menos Um Studios, com Tito Carreno. O álbum foi apresentado ao vivo no Sabotage Rock Club, em Lisboa, a 24 de Outubro de 2015, e está disponível através da plataforma BANDCAMP sem preço definido.

O blog francês de Post-Rock Totoromoon escreveu: "Il officie dans un post-rock à la fois puissant et scintillant (...) Un album prometteur.

A Arctic Drones e a página de Post-Rock votaram em Then They Flew e Stable as the Earth Stops Spinning como uma dos 10 Melhores Bandas Recentes e nos 50 Melhores Álbuns de 2015

A página Post-Rock Essentials nomeou Stable as the Earth Stops Spinning como um dos 30 Melhores Álbuns de 2015.

Entrevista para a webzine Wild Thing

Os THEN THEY FLEW reúnem cinco temas que melhor descrevem o processo criativo nos primeiros anos da banda, expressando as perspectivas pessoais e composições individuais de cada membro através do imaginário colectivo do grupo.

STABLE AS THE EARTH STOPS SPINNING procura a construção do clímax através do contraste dinâmico, fugindo ao estabelecimento puro de ambientes e texturas. Este contraste acontece entre o rendilhado de frases melódicas repetitivas e as pesadas paredes de som que apresentam atmosferas dinâmicas, expansivas e densas. Estas atmosferas, as melodias electrizantes e a secção rítmica lenta e dominante dão coerência aos temas, trilhando as diferentes etapas de uma só viagem.

THEN THEY FLEW é um projeto instrumental de Lisboa, formado no Verão de 2013. Estão confortáveis com a etiqueta Post-Rock, tendo sidocomparados a gigantes do género como os Explosions in the Sky. Já tocaram em palcos como Sabotage Rock Club, Popular Alvalade, Stairway Club e no festival Faz Música Lisboa, ao lado de bandas como Catacombe, Comet Control, Harsh Toke, la flag e The Blackwater and the Screaming Fantasy. É em 2015, com STABLE AS THE EARTH STOPS SPINNING, que oficializam a sua existência.