Quinto Império - Cruz de Ferro

 

Tema de avanço ao álbum "Morreremos de pé"

“O tema «Quinto Império», baseado no pensamento do P.e António Vieira [1608-1697], trata de uma crença messiânica, de teor milenarista e apocalíptico, a qual foi difundida postumamente na obra Historia do Futuro [Lisboa Ocidental, 1718].
Na defesa deste auspício, o P.e António Vieira baseou-se no Livro de Daniel, o qual evocava um sonho do rei babilónico Nabucodonosor II [634-562 a. C.], fazendo-lhe sugerir uma sucessão cronológica da ascensão e queda de 4 impérios mundiais: o império assírio, o império persa, o império grego e o império romano. Deste modo, e segundo a Providência Divina, o «quinto império» seria, sem sombra de dúvida, o império português, não esquecendo que Portugal estava em pleno processo de guerra de independência face a Espanha [1640-1668].
O pensamento utópico do «Quinto Império» será repensado na obra de Fernando Pessoa [1888-1935], nomeadamente na obra Mensagem [1934], sendo um dos pontos fulcrais do pensamento mitológico e universalista nacional. Assim sendo, os CRUZ DE FERRO tinham que prestar homenagem ao velho Portugal e à sua glória imortal.”