DETHMOR: A HISTÓRIA E BIOGRAFIA

DETHMOR: A HISTÓRIA E BIOGRAFIA

DETHMOR

18 Years of No Tomorrow

 

Dethmor nasceu em Silvalde, Espinho – Portugal no ano de 1997. Um grupo de amigos empenhados num gosto e numa vontade em comum, juntos efectuaram o primeiro ensaio a 08 de Fevereiro de 1998 com Patrick na bateria, Leandro na guitarra, Nuno no baixo e João nos teclados. Ideias, gostos e vontades juntaram se para fazer o que mais gostavam...Heavy Metal! Em 1999 Leandro sai por motivos pessoais entrando Pedro para guitarra e Pedro para Vocais. Praticava se então na altura uma sonoridade entre o Power Metal e o Thrash Metal.

Em 2000 saem Pedro e Pedro por questões pessoais e divergências musicais. Entrando Hugo para a guitarra vindo assim criar uma forte base musical no colectivo que estava sem vocalista. Em 2001 entra a voz esperada para a banda, Bessa! Obtendo se aquilo que se pretendia. A sua experiência fez se sentir na banda dando assim um grande incentivo no colectivo! Patrick na bateria, Nuno no baixo, João nas teclas, Hugo na guitarra e Bessa nos vocais. Em 2002 Dethmor gravam uma Rehearsal Tape de 4 temas.

Nuno sai da banda após a gravação por motivos profissionais. A banda continuou o seu trabalho mesmo sem baixista para melhorar em muitos aspectos. Em 2003 João sai da banda por motivos profissionais. Entra Vítor para o baixo dando assim o toque final na estrutura musical da banda e o incentivo desejado de continuar o trabalho! Entra provisoriamente Pedro, que já tinha sido guitarrista na banda em 1999, para os teclados vindo este a participar na primeira prestação ao vivo da banda no dia 05 de Dezembro de 2003 no Duke Bar em Maceda vindo a sair da banda em 2004 por questões pessoais ficando a banda sem teclista e mantendo se definitivamente sem teclados.

Gravou se a primeira Demo CD oficial da banda no Verão de 2004 intitulada "Demo-Nized" com a ajuda imprescindível de Luís Moreira! Os seguintes anos de 2005 e 2006 foram preenchidos com concertos ao vivo pelo país e a compor novos temas, no final deste mesmo ano regravamos um tema da primeira Demo Cd para participar na compilação de bandas de metal nacional Lusitânia de Peso Vol. 1. Em 2007 lançamos uma promo de dois temas sendo um dos temas um tributo á banda Hypocrisy de nome “Promo 47” e participamos na compilação de bandas de metal nacional Irmandade Metálica Vol. 1.

A formação manteve se até ao final de 2007. Em 2008 Dethmor faz uma renovação de line up, saindo Hugo e Vitor por motivos pessoais, Bessa toma lugar como baixista mantendo também a função de vocalista, José Sousa toma o lugar de guitarrista iniciando assim uma nova fase para os Dethmor como trio, compondo de raiz temas novos mais direcionados ao Death Metal. Após alguns concertos de apresentação dos novos temas e da nova formação, Dethmor entram em estúdio no inicio de 2009 gravando 6 temas originais que farão parte do primeiro Ep da banda, intitulando se Apocalypse. Após alguns concertos de divulgação ao Ep durante 2009 e 2010 a banda centra se na composição de mais temas novos a serem gravados para um segundo Ep que viria a ser concluído e lançado em Setembro de 2011 intitulado de Know Your Enemies que por opção da banda foi colocado disponível para download facilitando assim a divulgação e atingindo assim um maior número de ouvintes á escala internacional por meio de blogs e sites de partilha.

Em 2012 contando já com alguns concertos de promoção ao Ep Know Your Enemies inicia se o processo de composição de novos temas e conta se com a presença de Nuno Batista, membro da banda entre 1998 a 2002, como baixista mais uma vez, em prestações ao vivo. Então decidiu se recrutar um segundo guitarrista e para tal efeito Fábio Azevedo juntou se á equipa ajudando no processo de composição de novos temas e criando uma estrutura musical mais sólida. Em 2013 entra se no Anexo 16 Studios para se gravar um single-promo de nome The Spell of the Dead com a ajuda de João Baptista sendo assim uma experiencia de estúdio e novo lineup da banda. Decidiu se então entrar num processo de composição colocando de lado as actuações ao vivo focando se assim no processo de composição de novos temas durante os anos de 2014 e 2015, devido a factores pessoais e profissionais de alguns membros da banda o processo de composição tornou se mais demorado, em 2015 Dethmor entra nos Sonic Studio para gravar o seu primeiro álbum, de nome Monuments to Extinction com a ajuda de Carlos Barbosa, com lançamento previsto para o inicio de 2016.

2016 será mais um ano de mudanças para Dethmor, aguardem…